Sumários
Aula 2 (Turma 4)
20 Setembro 2019, 12:30 • João Manuel das Neves Silva
Introdução ao programa R/RStudio. Especificação da pasta de trabalho, utilização de ficheiros de script, objectos e workspace. Resolução dos Exerc. 1.1 e 1.8 a): criação e operações com vectores numéricos; utilização das funções c, length, mean, median, quantile, min, max, var, sd, read.table, table, sum, cbind, plot.
Aula 2 (Turma 8)
20 Setembro 2019, 12:15 • Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo
Revisão do ex 1.9 (somatórios). Utilização de R/RStudio para ler e processar dados: exercício 1.8 a). Funções read.table, table, names, as.numeric, length, cumsum, data.frame, plot.
Aula Prática 2 (Turma 7)
20 Setembro 2019, 12:15 • Maria João Teixeira Martins
Introdução ao ambiente R. Especificação da pasta de trabalho, utilização de ficheiros de script, objetos e workspace. Resolução do Exerc. 1.1: criação e operações com vetores numéricos; utilização das funções ls, c, length, sum, mean, median, sort, quantile, min, max, var, sd e sqrt.
2ª aula teórica (Turmas 1,2,4)
20 Setembro 2019, 11:15 • Manuela Neves
Estatística descritiva a uma dimensão: conceitos: amostra, dimensão da amostra.
Construção de tabelas de frequências para dados de natureza discreta (com um nº pequeno de valores distintos) , natureza discreta (um nº elevado de valores distintos) e de natureza contínua. A regra de Sturges na determinação do nº de classes para a construção da tabela de frequências.
Representação gráfica: O diagrama de barras e o histograma. O histograma quando as classes têm amplitudes iguais e amplitudes diferentes. Exemplo.
TPC: Demonstrar a 1ª propriedade da média, slide 23.
Exercícios sugeridos. 1.8, 1.12 e 1.19
Aula 2 (Turma 5)
20 Setembro 2019, 10:45 • João Manuel das Neves Silva
Introdução ao programa R/RStudio. Especificação da pasta de trabalho, utilização de ficheiros de script, objectos e workspace. Resolução do Exerc. 1.1: criação e operações com vectores numéricos; utilização das funções c, length, mean, median, quantile, min, max, var e sd.