Sumários

Aula prática 2 (Turma 1)

21 Setembro 2020, 08:15 Fernanda Maria dos Reis Torroaes Valente

Correcção do TPC: ex. 1.9 (revisão de somatórios) e 1.12 (com cálculo da média, mediana e moda). Estatística descritiva a uma dimensão: dados agrupados em classes e histograma. Cálculo da média em dados agrupados em classes. Resolução do exercício 1.8b) à mão e no R (função hist e argumentos breaks e plot = FALSE).
TPC: ex. 1.8c) e 1.16 a) c) d) e)


2ª aula teórica

18 Setembro 2020, 11:15 Manuela Neves

Estatística descritiva a uma dimensão: a dimensão da amostra. e sua importância.
Cálculo da média do exemplo 1 dos slides da teórica: utilização da fórmula de cálculo da média quando os dados estão classificados (valores individuais)
Construção de tabelas de frequências para dados de natureza discreta com um nº elevado de valores distintos ou dados de natureza contínua. A regra de Sturges na determinação do nº de classes para a construção da tabela de frequências, com classes de igual amplitude. Estudo do exemplo 2 dos slides.

Representação gráfica: O diagrama de barras e o histograma. O histograma quando as classes têm amplitudes iguais.
A construção do histograma quando as classes têm amplitudes diferentes. Resolução do exercício 1.13 a) b)
Indicadores de localização -- a média: definição .[slides 16-22]
TPC: Concluir o exercício 1.10; resolver R1.14



2ª aula teórica

18 Setembro 2020, 08:30 Manuela Neves

Estatística descritiva a uma dimensão: a dimensão da amostra. e sua importância.
Cálculo da média do exemplo 1 dos slides da teórica: utilização da fórmula de cálculo da média quando os dados estão classificados (valores individuais)
Construção de tabelas de frequências para dados de natureza discreta com um nº elevado de valores distintos ou dados de natureza contínua. A regra de Sturges na determinação do nº de classes para a construção da tabela de frequências, com classes de igual amplitude. Estudo do exemplo 2 dos slides.

Representação gráfica: O diagrama de barras e o histograma. O histograma quando as classes têm amplitudes iguais.
A construção do histograma quando as classes têm amplitudes diferentes. Resolução do exercício 1.13 a) b)
Indicadores de localização -- a média: definição .[slides 16-22]
TPC: Concluir o exercício 1.10; resolver R1.14



1ª aula teórica

17 Setembro 2020, 14:45 Manuela Neves

Apresentação.  Programa e Normas de avaliação da UC. Funcionamento das aulas práticas e teóricas.
Apresentação dos horários de esclarecimento de dúvidas.
Estatística Descritiva a uma dimensão. Objectivos;
Os conceitos de população, unidade estatística, amostra, variável e dado estatístico.
Dados de natureza qualitativa (nominal e ordinal) e quantitativa (discreta e contínua).  
Estudo de uma amostra de dados de natureza discreta com um número pequeno de valores distintos.  Construção da tabela de frequências associada.  [Slides 1-16]

Exercícios; calcular a média dos dados da amostra apresentada. e fazer 1.10 a), b), c)


1ª aula teórica

17 Setembro 2020, 11:15 Manuela Neves

Apresentação.  Programa e Normas de avaliação da UC. Funcionamento das aulas práticas e teóricas.
Apresentação dos horários de esclarecimento de dúvidas.
Estatística Descritiva a uma dimensão. Objectivos;
Os conceitos de população, unidade estatística, amostra, variável e dado estatístico.
Dados de natureza qualitativa (nominal e ordinal) e quantitativa (discreta e contínua).  
Estudo de uma amostra de dados de natureza discreta com um número pequeno de valores distintos.  Construção da tabela de frequências associada.  [Slides 1-16]
Exercícios; calcular a média dos dados da amostra apresentada. e fazer 1.10 a), b), c)