Sumários

Aula prática 1 (turma 10). Apresentação. Estatística descritiva

14 Setembro 2020, 11:00 Manuel Lameiras de Figueiredo Campagnolo

Exercícios 1.7 (tipo de variáveis); 1.8.a (nemátodos) com introdução ao R (ver videos na página da UC); 1.9 (somatórios) alíneas a, b (parcial), c e d.

TPC: resolver as alíneas de 1.9 que não foram resolvidas na aula. Ver os video  sobre instalação de R, instalar R no computador pessoal e resolver exercício 1.8.a seguindo as instruções dos videos na página da UC.


Aula Prática 1 (Turma 1)

14 Setembro 2020, 08:15 Fernanda Maria dos Reis Torroaes Valente

Apresentação. Alguns conceitos básicos. Estatística descritiva a uma dimensão: natureza dos dados/variável, tabelas de frequência e diagrama de barras. Resolução dos exercícios 1.7, 1.8a). Introdução à aplicação R e ao ambiente RStudio: o R como máquina de cálcular (operações aritméticas e algumas funções básicas, exp, log, sqrt, sin, cos, tan), utilização de scripts, criação de vectores e quadros de dados ( data frames) com as funções c e data.frame. Resolução computacional (inc.) do ex. 1.8a): leitura do ficheiro nematodos.txt, e utilização das funções table, names, sum.
TPC: ver os 3 videos sobre o R e terminar a resolução computacional do ex. 1.8a). Resolver (à mão) os exercícios 1.11a), 1.12 a)b)d) e 1.9.