Sumários

Aula Teórica nº 20 (Turmas 1, 2, 2A e 7)

19 Novembro 2025, 09:00 Pedro Cristiano Santos Martins da Silva

Projeção ortogonal de um vetor sobre um subespaço vetorial munido de uma base ortogonal como soma das projeções desse vetor sobre os vetores dessa base ortogonal (conclusão). Método de ortogonalização de Gram-Schimdt (G.-S.) para determinar bases ortogonais de subespaços vetoriais  a partir de bases não ortogonais. Bases ortonormadas obtidas normalizando bases ortogonais obtidas com método de G.-S. Aplicação de G.-S. para calcular a projeção ortogonal de um vetor sobre um subespaço vetorial ortogonalizando uma base desse subespaço.  Exemplos 

Slides: 192-199


Aula Prática 19 (TP05)

18 Novembro 2025, 11:30 Isabel Maria de Jesus Martins

Correcção do TPC. Projecções ortogonais (continuação): conjuntos ortogonais e método da base ortogonal. TPC no último slide das aulas (aqui).


Aula teórico-prática 15

17 Novembro 2025, 16:30 Inês Legatheaux Martins

Revisões sobre projecções ortogonais de vectores de Rm sobre espaços vectoriais de dimensão 1 com exemplos; noção de distância de um vector de Rm a um subespaço vectorial de Rm e noção de vector de um espaço vectorial mais próximo de um vector de Rm; exemplos ilustrativos no plano; Método das bases


Realização do exercício 36.2; exercício 38.2; exercício 37.1; exercício 37.2 e exercício 37.3


Aula 19 - TP10

17 Novembro 2025, 11:45 Davide Masoero

Método das bases, distância de um vetor a um sub-espaço vetorial
Ex. 38.1 e 38.2


Aula Prática 19 (TP09)

17 Novembro 2025, 11:45 Isabel Maria de Jesus Martins

Correcção do TPC. Projecções ortogonais (continuação): conjuntos ortogonais e método da base ortogonal. TPC no último slide das aulas (aqui).